26 de março de 2012

Qualquer maneira de Amor, vale a pena.

E o mês de março recheou meu mural, lá no Facebook, de frases e textos que pretendiam definir o que é o amor. Li também textos muito fofos, que tentavam definir o que faz a pessoa saber que é amada, além do "Eu te amo".
Isso me incomodou e eu não identificava a razão de meu incômodo...Mas a sensação permanecia.
Fiquei a me questionar: como eu saberia que sou amada? Seria pelas atitudes que a outra pessoa teria para comigo?
E se o outro me disser: Eu te amo, isso demonstra que sou amada?
E eu? Como fazer para mostrar ao outro que eu o amo?
Devo verbalizar? Ou minhas atitudes serão mais eficientes para essa finalidade?
Eu já discuti algumas vezes com amigos sobre essa minha inquietação com a chamada " demonstração pública de afeto", sem conseguir no entanto esclarecer a razão de minha rejeição a isso.
Neste fim de semana, recebi a visita de um amigo lá do Piauí e debati essa minha inquietação com ele.
Gente, como inteligência é bom não? Mas, mais do que inteligência, pensamento e idéias claras é o que há de bom num bate papo.
No debate com esse amigo, consegui me esclarecer.
Sei quando o outro me ama, seja amante, amigo, parente, filho, sobrinho, não importa, quando me preocupo em não causar mágoa nessa pessoa. Reconheço que ela me ama, e não consigo ser inconsequente, desrespeitosa ou jogar com esse sentimento que me é dedicado. É essa a minha forma de reconhecimento do que as pessoas sentem por mim. E isso, o sentimento que me é dedicado, me traz responsabilidade para com ele, o sentimento. Resumo: sei quando me amam pelo cuidado que tenho para com o outro. Nunca parei para observar se a pessoa me dá mais ou menos atenção, se se faz presente quando preciso ou qualquer outra coisa do gênero. A medida pra mim, é o cuidado que tenho para com o outro.
Quanto a definir o que é amar ou o que é o amor e as tais manifestações publicas de afeto, descobri, junto com esse meu amigo, onde reside minha problemática:
É assim, ó: Sempre que eu tentar definir, seja em palavras, desejos, atitudes ou qualquer outra coisa o que sinto por alguém, estarei aprisionando, apequenando,restringindo o que sinto.
O amor, pra mim, não cabe em palavras.

Nenhum comentário: